O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) decidiu elaborar um documento que visa sensibilizar os agentes políticos para os desafios que a Juventude enfrenta em Portugal. O “Estado da Nação Jovem” oferece uma visão abrangente sobre os desafios enfrentados pelos jovens portugueses em quatro áreas cruciais: Educação, Saúde, Trabalho e Habitação
Educação - A crescente taxa de abandono escolar no Ensino Superior é preocupante e importa implementar medidas que a combatam como a criação de gabinetes de acompanhamento escolar e a eliminação das propinas, taxas e emolumentos. Além disso, é fundamental uma reforma no sistema educativo para torná-lo mais adaptado às realidades atuais.
Saúde - A saúde física e mental dos jovens tem de ser uma prioridade, sendo por isso o aumento do investimento em serviços de apoio psicológico e a promoção do desporto universitário medidas essenciais para melhorar o bem-estar dos estudantes.
Trabalho – O desemprego jovem, a precariedade laboral e a baixa remuneração têm sido os problemas mais prementes na área do trabalho, para os jovens. Nesse sentido, o CNJ propõe fiscalização intensiva para combater a precariedade e a promoção de vínculos laborais efetivos, além de aumentar o salário mínimo e médio.
Habitação – A idade de saída de casa dos pais em Portugal é cada vez mais tardia, sendo o acesso à habitação o maior obstáculo para a emancipação dos jovens. Um aumento substancial do parque habitacional público e a implementação de políticas que controlem a especulação imobiliária seriam duas soluções de impacto imediato no que refere à habitação jovem.
Podes ler o documento completo aqui!