top of page

Cerca de 90% dos jovens já votaram, mas apenas 17,5% têm filiação partidária

Estudo de investigadores da Universidade Católica do Porto para o Conselho Nacional de Juventude revela que, dentro do universo dos jovens que já votaram, 81,8% foram às urnas no âmbito das eleições legislativas, 79,1% nas autárquicas, 76,6% nas presidenciais e 45,6% nas europeias.


Um estudo divulgado nesta segunda-feira indica que 89,6% dos jovens já votaram em eleições, mas essa percentagem reduz-se significativamente no que se refere à militância partidária ou sindical, com apenas 17,5% filiados em partidos e 2,4% em sindicatos.

Este estudo, intitulado "Participação política juvenil em Portugal: Resultados de um inquérito 'online' e de grupos de discussão com jovens", foi desenvolvido por investigadores da Universidade Católica do Porto para o Conselho Nacional de Juventude (CNJ).


Segundo o estudo, num total de 931 jovens inquiridos, 89,6% declararam já ter votado "em algum momento da sua vida". Em declarações à agência Lusa, o presidente do CNJ, Rui Oliveira, considerou que este dado permite "afastar a perceção de que os jovens estão desligados e não participam na vida política". "Este valor, dos nove em cada dez, vem-nos demonstrar que, nesta questão concreta do voto (...), eles continuam a ir votar e a ter essa participação", afirmou.




Comments


Quero subscrever esta carta aberta!
 Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode assinar

Obrigado! O teu voto constrói!

bottom of page