Nota de Imprensa | 82% dos jovens referem não conseguir sair de casa dos pais: CNJ apresenta o estudo ID Jovem
- pedroborges20
- há 11 minutos
- 1 min de leitura
O Conselho Nacional de Juventude apresenta o estudo “ID Jovem: Juventude em Números” no próximo dia 17 de dezembro, pelas 18h00, na Assembleia da República
Lisboa, 12 de dezembro de 2025 - O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) apresenta no próximo dia 17 de dezembro, às 18h, no Auditório António Almeida Santos da Assembleia da República, o estudo “ID Jovem: Juventude em Números”, o mais abrangente levantamento sobre a realidade da juventude portuguesa realizado nos últimos anos.
Baseado em 3025 respostas e 34 grupos focais em todo o país, o estudo traça um retrato atual, rigoroso e multidimensional das condições de vida, expectativas e desafios enfrentados pelos jovens, entre os 15 e os 30 anos de idade, em Portugal. A investigação agrega indicadores-chave sobre Emancipação, Participação e Qualidade de Vida, revelando tendências e necessidades que deverão orientar políticas públicas nos próximos anos.
Os resultados revelam uma geração altamente qualificada, mas com enormes dificuldades de emancipação: 69% afirmam não ter rendimento suficiente para autonomia financeira e 82% continuam a viver com a família, identificando a habitação como o principal bloqueio à vida adulta.
O ID Jovem analisa ainda fragilidades na saúde mental, padrões de participação cívica marcados por interesse elevado mas baixa confiança nas instituições, e desigualdades territoriais que afetam a qualidade de vida.
O CNJ entende que este estudo e a respetiva apresentação pública constituem um instrumento essencial para informar a construção de políticas públicas de juventude mais inclusivas e alinhadas com a realidade, que respondam de forma efetiva aos problemas e aspirações dos jovens em Portugal.



