106.ª e 107.ª Assembleias Gerais do Conselho Nacional de Juventude
- pedroborges20
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Atualizado: há 8 horas
O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) realizou, ao longo das últimas semanas, as suas 106ª e 107ª Assembleias Gerais, nas quais foram aprovadas várias tomadas de posição e uma moção que refletem as principais preocupações e prioridades da juventude portuguesa.

Em destaque, a Tomada de Posição sobre o Orçamento do Estado 2026, que centra a atenção em áreas fundamentais como educação, habitação, economia e finanças, trabalho, saúde e assuntos transversais. É neste contexto que o CNJ considera indispensável que o Orçamento do Estado para 2026 traduza um compromisso político inequívoco com as novas gerações, reconhecendo o seu papel central no desenvolvimento sustentável e democrático da sociedade.
Foram ainda aprovadas as Tomadas de Posição de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Desporto e de Habitação, que consolidam o compromisso do CNJ em acompanhar e intervir em matérias estratégicas para o desenvolvimento juvenil e para o progresso social.
Durante as Assembleias, foi também aprovada a Moção do Projeto Ruído – Todos pela Palestina, expressando solidariedade com a juventude palestiniana e apelando à paz e ao respeito pelos direitos humanos.
Lê os documentos completos abaixo:



