
Programa de Delegados Jovens da União Europeia na Organização das Nações Unidas.
A participação da UE no programa de Delegados Jovens na ONU permite que a UE esteja presente nos diálogos relevantes sobre juventude na ONU, defenda os interesses e direitos dos jovens na Europa e aumente a representação e a cobertura geográfica dos jovens na UE.
A UE tem o prazer de nomear Delegados Jovens da União Europeia para a ONU pelo quarto ano consecutivo, para o período de 2025-2026, em cooperação com representantes do Fórum Europeu da Juventude e dos Conselhos Nacionais da Juventude dos Estados-Membros da UE.
Missão
Serão selecionados doisDelegados Jovens da União Europeia para a ONU para o período de 2025-2026. O seu mandato incluirá, entre outras funções:
Participar, em nome da Delegação da UE na ONU em Nova Iorque, em debates relevantes, incluindo sobre assuntos da juventude e outras questões apropriadas, na Assembleia Geral da ONU, nos seus comités e nas comissões funcionais do Conselho Económico e Social.
Assegurar uma estreita coordenação e partilha de informação com os Delegados Jovens dos Estados-Membros da UE, incluindo através da organização de reuniões regulares de coordenação, com o apoio da Delegação da UE.
Fornecer contributos à equipa da Delegação da UE, quando necessário, para garantir que a perspetiva da juventude seja refletida nos três pilares da ONU (paz e segurança, desenvolvimento sustentável, direitos humanos) e em todas as áreas de trabalho.
Coordenar-se e reportar aos Conselhos Nacionais da Juventude e organizações juvenis a nível da UE e dos Estados-Membros, incluindo ao EU Youth Sounding Board e outros grupos de jovens, garantindo que as suas vozes sejam refletidas e que estejam informados sobre debates importantes na ONU.
Comunicar as suas atividades em conformidade com a estratégia de comunicação da Delegação da UE no âmbito do programa de Delegados Jovens: participar na preparação do podcast Who Rules the World, promover as suas atividades através das redes sociais e comunicar digitalmente sobre outros aspetos do seu trabalho enquanto Delegados Jovens.
Oferecer orientação à próxima geração de Delegados Jovens, incluindo através da entrega de um relatório de transição escrito e de uma reunião virtual com os novos candidatos selecionados (prevista para agosto de 2026).
A quarta edição do programa terá início em setembro de 2025, com uma duração de 12 meses. O programa é gerido conjuntamente pela Delegação da UE na ONU, em Nova Iorque, e pela DG INTPA da Comissão Europeia, em Bruxelas.
Critérios de Candidatura
Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:
Ser cidadão de um Estado-Membro da UE;
Ter menos de 30 anos no momento da candidatura;
Ter disponibilidade e vontade para dedicar até aproximadamente 40 dias por ano às atividades relacionadas com o seu papel de Delegado da Juventude;
Demonstrar interesse em relações internacionais, ciência política, direito, direitos humanos, desenvolvimento internacional, saúde pública, clima ou outras áreas relacionadas com as atividades da ONU;
Estar motivado e/ou ter experiência e conhecimento em defesa dos direitos dos jovens, organizações e movimentos juvenis, bem como ter uma visão sobre a participação da juventude a nível da UE e da ONU;
Estar disponível para viajar para Nova Iorque aproximadamente três vezes durante o ano, assim como para Bruxelas, se necessário (os custos de viagem serão cobertos pelo programa);
Ter excelente conhecimento escrito e falado da língua inglesa, bem como boas competências de comunicação e apresentação.
Processo de Seleção
As candidaturas devem incluir um CV e uma carta de motivação (máximo de uma página) descrevendo a experiência relevante, motivação e possíveis contribuições para o programa de Delegados Jovens da UE na ONU.
Os documentos devem ser submetidos aos Conselhos Nacionais da Juventude até 28 de fevereiro de 2025, às 17h00 CET. Os Conselhos Nacionais da Juventude devem indicar um candidato por Estado-Membro da UE para compor o grupo de candidatos para a seleção final, que será conduzida pela Delegação da UE na ONU e pela DG INTPA da Comissão Europeia. As informações sobre como candidatar-se estão disponíveis nos sites dos Conselhos Nacionais da Juventude.
Adicionalmente, o Fórum Europeu da Juventude selecionará cinco jovens ativistas do seu pilar INGO para integrar o grupo de candidatos.
A UE está comprometida com o princípio da não discriminação. São encorajadas candidaturas de jovens europeus de diversas origens. Durante o processo de seleção, serão tidos em conta critérios de igualdade de género, equilíbrio regional e diversidade.
Calendário
Lançamento do Convite à Candidatura: 30 de janeiro de 2025
Prazo para submissão de candidaturas aos Conselhos Nacionais da Juventude: 28 de fevereiro de 2025, às 17h00 CET (candidaturas tardias não serão consideradas).
Prazo para a nomeação dos candidatos pelos Conselhos Nacionais da Juventude e pelo Fórum Europeu da Juventude à Delegação da UE na ONU: 14 de março de 2025, às 17h00 CET.
A partir da nomeação dos delegados pelos Conselhos Nacionais de Juventude, o processo será liderado pela delegação da União Europeia, respeitando as seguintes fases:
Pré-seleção: Todos os candidatos indicados pelos Conselhos Nacionais da Juventude e pelo Fórum Europeu da Juventude serão informados do resultado da primeira fase até 31 de março de 2025.
Entrevistas: Os candidatos pré-selecionados serão convidados para entrevistas entre 14 e 18 de abril de 2025.
Resultados finais: Todos os candidatos entrevistados serão informados dos resultados até 30 de abril de 2025.