top of page

As conclusões do Encontro Nacional de Juventude de 2025

Atualizado: há 4 dias

ree

O Encontro Nacional de Juventude 2025 decorreu nos dias 21, 22 e 23 de março, no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, afirmando-se como um espaço plural e dinâmico de partilha, construção coletiva e definição das prioridades da juventude. Com o Alto Patrocínio da Presidência da República, contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Agência Nacional Erasmus+ Juventude / Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade. O evento reuniu 620 participantes, incluindo 450 jovens alojados durante os três dias de trabalhos.


Estiveram representados jovens de todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas, e de várias nacionalidades da comunidade lusófona, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe. A diversidade dos participantes refletiu o espírito de cooperação e o compromisso com uma juventude mais unida, inclusiva e participativa. O encontro assinalou também o arranque oficial das comemorações dos 40 anos do Conselho Nacional de Juventude, sublinhando o papel histórico e contínuo do CNJ na promoção dos direitos, da participação e da inclusão das novas gerações.


Ao longo do evento, os jovens debateram e construíram propostas em torno de quatro eixos centrais: Educação e Ciência; Emancipação Jovem – Trabalho e Habitação; Participação Democrática e Associativismo; e Saúde, Bem-Estar e Natalidade. Estas conclusões representam o resultado de um processo colaborativo e crítico, que espelha as ambições e preocupações dos jovens para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.




bottom of page