top of page

Open Call - Colaboradores de Pelouro
2024

O Conselho Nacional de Juventude procura jovens motivados, dinâmicos, com disponibilidade e comprometidos com as causas e desafios da juventude portuguesa, dando a possibilidade aos candidatos de escolherem uma equipa, onde as suas caraterísticas e as suas experiências acrescentem valor e possam estar ao serviço do CNJ.

Estes colaboradores terão a responsabilidade de ajudar os Vogais de Pelouro naquilo que eles necessitem, principalmente no que diz respeito a pensar e executar iniciativas, assim como outras tarefas que vão surgindo.

 

Esta Open Call estará aberta até dia 26 de janeiro às 23:59.

 

Ao preencher e submeter este formulário concorda com a Política de Privacidade do Conselho Nacional de Juventude.

Ambiente

Este pelouro visa orientar o CNJ para um futuro sustentável, no qual os jovens desempenham um papel ativo na mitigação e adaptação à crise climática. Os nossos objetivos incluem fomentar a consciência ambiental entre os jovens, promover práticas sustentáveis e influenciar políticas que contribuam para a construção de uma sociedade ecologicamente responsável.

Associativismo

Este pelouro é o pilar dedicado à promoção e fortalecimento do espírito associativo entre os jovens. Iremos focar-nos na criação de um ambiente colaborativo onde as organizações estudantis e juvenis se unem em prol de objetivos comuns. Este pelouro trabalha na facilitação de parcerias estratégicas, na promoção de Encontros Associativos e no desenvolvimento de iniciativas que fortalecem o tecido associativo.

Ciência, tecnologia e inovação

Este pelouro dedica-se a questões relacionadas com a Economia do conhecimento, com a promoção da educação e conhecimento das áreas STEM, o estímulo ao empreendedorismo, inovação e competitividade nos vários domínios científicos e redução da precariedade da investigação, estimulando a sua difusão para a sociedade e o tecido produtivo.

Cultura

Neste pelouro trabalharemos no sentido de contribuir para garantir o direito à fruição e criação culturais, pela criação de um serviço público de cultura. O Pelouro da Cultura trabalhará para a valorização da área, dos seus utentes e trabalhadores, de forma a generalizar o seu acesso, e a reforçar a sua importância como direito constitucional dos jovens e de toda a sociedade.

Direitos Humanos

Este pelouro procura afirmar o CNJ como um pilar fundamental para a promoção da paz, cooperação internacional e na salvaguarda dos direitos fundamentais. Trabalharemos a promoção ativa dos direitos humanos em várias áreas, combatendo qualquer tipo de descriminação e desigualdades nos mais diversos âmbitos. Procuramos fortalecer a consciência e a participação dos jovens em questões de direitos humanos, estabelecendo parcerias estratégicas e influenciando políticas que promovam uma sociedade mais inclusiva e justa.

Educação Não Formal e Bolsa de Facilitadores

Este pelouro tem como missão proporcionar oportunidades educativas diversificadas, flexíveis e adaptáveis a indivíduos de todas as idades e contextos socioculturais, visando o desenvolvimento das competências socioemocionais e conhecimentos fora do ambiente formal de ensino.

Habitação

Neste pelouro será feita uma reflexão e apresentação de soluções em resposta à crise da habitação que constitui um dos principais obstáculos ao processo de emancipação jovem. As barreiras existentes ao acesso a um crédito à habitação e os valores de arrendamento que marcam o mercado atual, incompatíveis com os rendimentos, refletem-se na dificuldade de os jovens alcançarem a sua independência financeira.

Saúde

Este pelouro apostará na propostas de medidas que reduzam iniquidades em saúde, associadas à vulnerabilidade socioeconómica, aos baixos níveis de Literacia em Saúde, ao número reduzido de profissionais em exercício de atividade no Serviço Nacional de Saúde e à aposta deficitária na integração de jovens  Assim, é iminente projetar uma abordagem transdisciplinar, que envolva a coordenação das várias vertentes da saúde, a fim de realizar avaliações integradas e intervenções que considerem a dupla conceção — “Saúde em Todas as Políticas” e One Health.

Voluntariado

Este pelouro tem-se pautado pelo desenvolvimento de propostas para a melhoria das condições do Voluntariado em Portugal, bem como a sua promoção, em conjunto com as organizações nacionais. A prática do voluntariado tem sido cada vez mais valorizada em todo o mundo como uma forma de contribuir para o bem-estar da sociedade, e também o CNJ entende a necessidade de trabalhar este tema.

Marca de Serviços de Apoio ao Trabalho com os Jovens

Esta é uma área que visa fazer o acompanhamento e afirmação do CNJ como um importante incentivador da qualidade do trabalho que é feito pelos parceiros com os jovens e também reforçar a importância de Municípios, Organizações e Empresas terem estratégias pensadas para os jovens.

Coesão Territorial

Este pelouro dedica-se à construção de uma estratégia que combata a desertificação e a escassez de população, infraestruturas e investimento nas áreas mais isoladas do nosso país.

Desporto

Neste pelouro pretende-se valorizar a prática desportiva como impulsionador do desenvolvimento de importantes competências sociais, visto que os jovens encontram nesta, muitas vezes, um lugar de conforto, um passatempo, ou até uma carreira. Também se pretende valorizar o Desporto como meio que traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, não apenas para os jovens, mas para toda a sociedade.

Economia e empreendorismo

Neste pelouro procuramos afirmar que é importante uma visão estratégica dos jovens para todos os setores da economia e que esta seja sustentável não só em termos financeiros, mas também em termos ambientais e sociais. Refletindo os desafios dos jovens na criação das suas próprias iniciativas e projetos que refletem este compromisso sustentável, nos mais diversos âmbitos da sustentabilidade.

Educação 

Este pelouro pauta-se pela afirmação de um sistema educativo que valorize a cooperação, a transmissão do conhecimento e a formação integral do indivíduo como pontos essenciais para que consigamos que os jovens alcancem os seus objetivos. Ao falar de educação devemos ter em conta dois aspetos essenciais: a complexidade do nosso sistema educativo, bem como a multiplicidade de perfis que os jovens apresentam, sendo assim necessária uma Educação capaz de responder aos desafios dos jovens de hoje.

Europa, Lusofonia e o Mundo

Este pelouro  tem por objetivo o fortalecimento da representação internacional do Conselho Nacional de Juventude. A sua missão central é promover a internacionalização, entendimento intercultural e colaboração global entre os jovens. Este pelouro é a porta de entrada para uma experiência multicultural, onde a diversidade é celebrada e a colaboração internacional é cultivada.

Participação Cívica

Este pelouro tem como missão promover e fortalecer a participação ativa dos cidadãos na vida política, social e comunitária, visando construir uma sociedade mais informada, capacitada e responsável.

Trabalho

Este pelouro desenvolverá atividade no sentido de reforçar a importância deste fator na emancipação dos jovens, destacando a necessidade do combate à precariedade, ao aumento dos salários, à revogação daquilo que é prejudicial à vida dos trabalhadores na lei laboral, tal como é identificado na Tomada de Posição do CNJ para as questões do Trabalho, visto que o trabalho é a questão central da vida de um jovem e, o atual paradigma do mesmo, coloca sérias dificuldades à emancipação e a uma vida digna aos jovens trabalhadores.

Comunicação

Esta área é uma das áreas fundamentais para a dinamização do CNJ junto dos jovens mantendo uma comunicação atrativa, inovadora e próxima. Esta equipa apostará em criar ideias inovadoras de mostrar aos jovens aquilo em que o CNJ trabalha e executa diariamente em prol da juventude.

Colaboradores de pelouro 2024
Pelouros Possíveis (no máximo seleciona 3)

Obrigado(a) por te inscreveres!

Entraremos em contato em breve.

Este formulário não aceita mais envios.

bottom of page