A saúde, o bem-estar e o desporto estão na linha da frente das prioridades de todos os países desenvolvidos e com indicadores sociais positivos. Dito isto, o CNJ assume este pelouro como uma necessidade de educar, capacitar e promover esta tríade sob a forma de clarificar os jovens e apostar no seu desenvolvimento.
Com o recente lançamento de uma tomada de posição, cabe agora a este mandato o desenvolvimento do seu conteúdo e fazer cumprir as necessidades nela explanadas. A formalização de protocolos com parceiros do setor da saúde e outras organizações, permitirá ao CNJ trabalhar temáticas como a vacinação, saúde mental, a alimentação no ensino português e também o desporto, trabalhar com as OOMM nestes pontos temáticos mostrar-se-á imperativo para atingir os objetivos propostos.
O CNJ entende também que será de relevante importância aumentar a sua representação em eventos da área da saúde e do desporto, de modo a trabalhar possíveis acordos com parceiros e aumentar a sua consciencialização para o trabalho que desenvolve em prol dos jovens.