Celebra-se esta quinta-feira, dia 11 de dezembro, o Dia dos Direitos Humanos. Este ano a coincidir com a comemoração dos 75 anos das Nações Unidas.
O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) têm vindo a organizar desde setembro, uma série de iniciativas com vista à sensibilização para os Direitos Humanos, não apenas sob o prisma da Carta das Nações Unidas, mas também da Declaração Lisboa+21. Para além do seminário «O papel da Juventude nas Nações Unidas e o papel das Nações Unidas na Juventude», realizado a 24 de outubro, foram ainda organizadas mais de uma dezena de ações de formação que envolveram perto de três centenas de participantes, entre jovens, técnicos do IPDJ, líderes associativos, técnicos municipais de todo o território nacional.
O «Dia dos Direitos Humanos» é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para comemorar a data da adoção, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos por parte da Assembleia das Nações Unidas. Esta data é, também, o «Dia Nacional dos Direitos Humanos», instituído pela Assembleia da República na Resolução n.º 69/98, de 22 de dezembro.
O dia 10 de dezembro é uma oportunidade para reafirmar a importância dos direitos humanos na construção de um mundo sustentável e no desenvolvimento de políticas de juventude baseadas em direitos e deverá ser sempre devidamente assinalado.