No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, decorreu entre 12 e 15 de março a Conferência de Juventude da União Europeia e a Hackathon de 48 horas Solve the GAP, em formato digital, transmitido a partir de Vila Nova de Gaia, organizado pelo Ministério de Educação e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ).
Sob o lema “Juventude para a Europa, Europa para a Juventude: Espaço para Democracia e Participação” cerca de 150 delegados jovens e ministeriais, bem como representantes de instituições europeias do setor da juventude, trabalharam durante quatro dias em sete grupos de trabalho, no sentido de propor medidas e ações concretas para a atingir as metas do Objeto Europeu para a Juventude n.º 9 “Espaço e participação para todos”. Nestes grupos de trabalho, os participantes puderam igualmente dialogar com decisores políticos de Portugal, Alemanha, Eslovénia, bem como com representantes do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e do Conselho da Europa. Entre as várias propostas, os participantes elegeram as seguintes como prioritárias: 1. A implementação a nível nacional e local de mecanismos de auscultação jovem, como o Diálogo Jovem da União Europeia com a Juventude, na qual a Conferência de Juventude da União Europeia também acontece. 2. A implementação de um plano de formação de cidadania e ativismo comunitário, com base em metodologias de Educação Não formal, para a capacitação de jovens de grupos minoritários visando a sua inclusão plena. 3. A redução da idade de voto para os 16 anos. 4. Promoção de uma política de utilização fluída dos espaços públicos por jovens. 5. Desenho de recomendações a nível europeu para o desenvolvimento de espaços digitais para informação, participação e capacitação de jovens. 6. Criação de um mecanismo europeu de monitorização das oportunidades de formação e capacitação para jovens em contextos de aprendizagem não formal, alinhado com a Agenda Europeia do Trabalho com a Juventude. 7. A implementação de programas de educação para a cidadania em parceria com organizações de juventude e da sociedade civil recorrendo a metodologias de Educação Não formal.
Numa lógica de estimular uma maior adoção de ferramentas digitais para aproximação dos jovens aos decisores políticos, o CNJ e o Ministério de Educação lançaram a 48-EU Hackathon Solve the Gap que decorreu na plataforma portuguesa de inovação e hackathons digitais Taikai. Durante 48 horas, jovens inovadores e empreendedores de toda a Europa competiram para ganhar um prémio de 10.000 Euros, ao desenvolverem uma ferramenta digital de participação juvenil. Participaram cerca de uma centena de jovens, de 15 países e a equipa vencedora, a European Youth Energy Network (EYEN), com o projeto European Policy Hub, irá receber o prémio para continuar a desenvolver a sua ferramenta que será integrada no Portal Europeu de Juventude.
Esta iniciativa contou com o alto patrocínio da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura e Juventude e com o apoio de várias empresas e parceiros nacionais e europeus.