O CNJ relança campanha online de apelo ao voto jovem no âmbito do Projeto Politicamente Desperto – mais informação, melhor participação, financiado e englobado no Programa Cidadãos Ativ@s, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e em parceria com a Fundação Bissaya Barreto.
Sob o lema “Tu contas, tu interessas, tu decides”, a campanha apela aos jovens a se deslocarem às urnas nas eleições legislativas do dia 30 de janeiro e contribuirem para moldar o futuro do país através da escolha dos seus representantes na Assembleia da República.
Para além do apelo ao voto, a campanha inclui a disponibilização de informação e esclarecimentos sobre o processo eleitoral, nomeadamente sobre como saber o local de voto e como podem solicitar o voto antecipado e como funciona.
Outro foco importante da campanha é transmitir que os jovens se importam com a política e o seu futuro e assim contrariar o discurso de que estão completamente alienados dos processos políticos. Na sondagem à boca-de-urna nas eleições presidenciais e autárquicas de 2021 que o CESOP da Universidade Católica realizou a pedido do CNJ, a estimativa da participação eleitoral dos jovens (18 a 30 anos) não está desfasada daquela da população em geral. Pelo contrário, a estimativa em certos concelhos onde a sondagem foi realizada aponta para uma participação igual ou superior da população em geral. Os dados da sondagem podem ser consultados aqui.